quarta-feira, 19 de março de 2014

Camping Moderno

Amigo campista você já deve ter visto este olhar em seus amigos quando disse: Estou indo acampar no próximo feriado.


O que muitos não sabem é que hoje em dia não é mais assim, com a chegada de novas empresas, novos equipamentos, as coisas mudaram bastante, hoje em dia o mercado conta com uma gama enorme de equipamentos, muito mais leves, resistentes e que proporcionam muito mais comodidade e conforto, não perdendo praticamente nada do aconchego do seu lar.

Equipamento do Campista Daniel Horacio Perrone

Para obter o mínimo de conforto o campista terá investimento de 1.000 a 1.500 reais (Tendo como base a minha estrutura e o tamanho de minha família, um casal e uma criança de 5 anos), esta questão financeira está diretamente ligada ao gosto pessoal de cada um e ao bolso de cada um, como tudo na vida os produtos voltados para o campismos também possuem os itens mais caros, teoricamente os melhores, os medianos e os de baixo custo.

Nós da Família Pé na Estrada, iniciamos nossa preparação no final de 2012, o primeiro item comprando foi uma barraca Indy 5/6 da Nautika, nunca fizemos loucura, os itens foram comprados um a um e muitas vezes parcelados, alguns itens foram comprados de 2ª mão, via OLX, Mercado Livre entre outros, há muito produto de boa qualidade sendo vendido por ex-campistas, sempre é bom dar uma olhada nestes sites e quem sabe você não faz um bom negócio.


Para quem pretende começar a curtir mais a vida viajando e acampando, a dica é que faça um 1º acampamento se possível com o equipamento emprestado e junto com algum amigo campista, a partir desta 1ª acampada você já terá um ideia do que é acampar, verá quão boa é a vida no camping, sentirá quais são as necessidades de sua família e deste ponto em diante você já poderá programar-se para começar as compras de seus equipamentos.


Na nossa concepção e estilo de vida, uma estrutura básica de camping necessita de:

  1. Barraca Média
  2.  Tenda 3x3
  3.  Colchões infláveis
  4.   Cadeiras
  5.  Cooler cheio de Brahma zero! Srsrs
  6.  e o principal é, sair de casa disposto a se divertir, não levar tudo a ferro e fogo e, ter muita disposição para enfrentar as adversidades.
Quando começamos só tínhamos os colchões, hoje já temos uma estrutura um pouco mais parruda, com mesa, cozinha com fogão e pia, armário, entre outras coisas, são itens que foram adquiridos para o bem estar da nossa família, não foi para nos mostrar no camping e cada família tem a sua própria necessidade de conforto.


Depois de adquirir os seus equipamentos essenciais é só curtir, a medida que forem acampando, poderão sentir a necessidade de algo novo e poderão ir comprando aos poucos, lembre-se de não gastar todo seu salário em equipamentos e esquecer-se de ir acampar srsrs.  

Nunca relacione acampar com falta de dinheiro, coisa de gente menos favorecida, etc. Acampar é um estilo de vida, possui um custo sim, como qualquer outra forma de lazer, porém, acampar é algo que pode ser feito por famílias que possuem um dinheiRÃO e por famílias que possuem um DINHEIrinho, e o mais legal de tudo é que dentro do Camping somos todos iguais, companheiros, solidários e com um espirito amigo.

Abraços é até a próxima acampada.

15 comentários:

  1. Olá pessoal. Bela matéria! O mais importante de tudo é a paixão por acampar! As tralhas, a gente vai comprando devagar, aos poucos, como é o nosso caso. E felizmente, hoje podemos contar com inúmeras opções de produtos bacanas no mercado. É só animar e "Pé na Estrada" (risos)...
    Belas dicas!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o principal é ter o mínimo necessário de acordo com a necessidade de sua família e ir viajar, os equipamentos "melhores" poderão chegar aos poucos, grande abraço Projeto Acampar

      Excluir
  2. Pois é eu comecei assim, sem muita experiência, mas com uma vontade enorme de curtir a liberdade de dormir e estar próximo a natureza. E devagar estou me equipando de acordo com as minhas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ae Maicon, essa é a filosofia da bagaça, a experiência a gente vai adquirindo aos poucos, nada como uma acampada após a outra. muito obrigado por nos escrever, esse contato com os campistas também é algo que nos motiva!
      abraço

      Excluir
  3. Excelente matéria...parabéns. Quando puder dê uma olhada no meu blog: campistasfamiliafeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nivaldo, pode deixar que farei uma visita em sua página sim, inclusive se quiser eu poderia até incluir na lista de minha página.

      Excluir
  4. ótima matéria , estou de olho no seu "porta fogão" vou copiar essa ideia aí , achei muito interessante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kely, uma pena que eu não tenha nada mais detalhado para ajudar vc fazer a sua, fiz meio de cabeça, não sei se ajuda muito mas ele possui medidas para caber dentro do porta-malas do corsa sedan, outra vantagem dela e que quando chegamos em casa guardamos tudo as tralhas dentro dela, Abraço

      Excluir
  5. Muito boa a matéria. Realmente, acho que é a realidade de todos nós irmos comprando a tralharia aos poucos, na medida do possível... Eu, por exemplo: acampei pela primeira vez com uma barraca de mercado, um colchão inflável e uma lona 3x4. Agora já tenho cadeiras, mesa, fogareiro, luminárias, ventilador e uma prateleira... E quando voltar da minha segunda acampada com certeza a minha "wishlist" terá crescido mais um pouquinho... hehehe

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça o Wishlist nunca acaba Alexandre

      Grande abraço

      Excluir
  6. Oi, eu estou fazendo uma transição do campismo selvagem para o estruturado e eu fiquei com uma dúvida ao ver as fotos do post: eu reparei que os itens de cozinha ficam em um gazebo e consequentemente ficam de certo modo desprotegidos em caso de uma forte chuva com ventania, por exemplo. Como vocês fazem com esse material que está no gazebo no caso de uma chuva? Vocês correm e colocam tudo pra dentro? Também queria perguntar sobre a questão da segurança. No campismo selvagem você meio que carrega tudo na mochila, ou pendurado nela, então você pode sair se preocupar, pois vai tudo com você. Mas como vocês fazem em um camping? É seguro? Desculpe tantas perguntas, mas esse blog é tão interessante que não resiti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem?

      Respondendo as suas perguntas quanto ao gazebo aberto uma chuva fraca ele protege todos os utensílios, o que costumo fazer é centralizar meus materiais... mas numa chuva forte, uma tempestade que nem a que pegamos no domingo a noite em São José do Barreiro não tem muito o que fazer molha todo os utensílios, protejo o que não pode molhar e o que pode eu deixo molhar...

      Segurança é algo que sempre devemos nos preocupar, procuro deixar tudo de valor no carro, na barraca só deixo itens que se por ventura for roubado não tragam muito prejuízo, sempre que saio para um passeio eu deixo a barraca fechada, e fico de olho nos vizinhos... ainda bem sempre encontrei excelentes vizinhos, nunca me roubaram nada.

      Esta semana devo escrever uma matéria nova do último acampamento

      Faltou uma informação, visando diminuir os impactos da chuva estou de olho em um gazebo fechado da Quechua, espero conseguir compra-lo em breve, ele é fechado e com telas mosqueteiras

      Abs

      Excluir
  7. Muito obrigado, ajudou bastante! Eu sei qual é esse gazebo, inclusive se não me engano ontem ou no dia anterior ele estava em uma "promoção" no site Decatlon: na compra de um, você ganhava uma cadeira.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este blog....cresci acampando....papai sempre gostou e nos proporcionou ótimos momentos, porém parei de acampar por um bom tempo e agora voltei e quero montar a minha própria tralha. Quero comprar uma boa barraca que eu possa ficar em pé. A hora de dormir é o mais complicado pq colchão de ar me deixa enjoada então vou de colchonetes, coloquei dois em cima um outro, mas será que aguento dormir neles durante 3 noites, já que estou planejando outro acampamento em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá Vitória, se não me engano na decathlon tem colchonete inflável que ficam bem firmes e acredito que não te deixará enjoada, acampar é tão bom que vale umas noites mal dormidas srsrsrsrs abs

    ResponderExcluir